ARTE CONTEXTO 023-024
artes gráficas: artes gráficas: projeto da exposição, sinalizaçao da exposicao, artes ProMoa – grupo Chaverim: artes dipticos, artes produtos: cadero/marcador, gravuras, postais e publicaçao Itinerario IV Geral e Edição Itinerários.
curadoria: Lucia Py e Olivio Guedes – coordenação de produção: Cristiane Ohassi, Luciana Mendonça – fotos: Luciana Mendonça, Juarez Godoy
Outubro Aberto – 2023
Agora, Ágoras | Objeto e Objetivos POIESIS II
Galeria “A Hebraica” – São Paulo – SP
Oficinas Expositivas
Coleção CMSC
Caderno Mediativo Sócio Cultural – 2022
Compostos Predispostos e Quando um Bicho no Canto Canta
Luciana Mendonça


Agora, Ágoras | Objeto e Objetivos POIESIS II
As obras expostas são individuais, autorais e vinculadas a projetos únicos e significativos que representam a identidade e o universo expressivo de cada autor.
Os Atos Expositivos acontecem juntos, unidos para marcar o tempo de agora com Ágoras, praças abertas às parcerias e ao convívio cultivado.
O Programa Arte em Contexto 019/024 trouxe no mês de outubro de 2023 a proposta Agora, Ágoras com dois Atos Expositivos autônomos:
ProMOa – Objeto e Objetivos e Chaverim Poiesis II – Paisagens /Abstrações que ocorrem simultaneamente na Galeria “A Hebraica”.



172 páginas

Edição Itinerários – 364 páginas
Publicação que reúne todos os Itinerários. Itinerário I, II, III e IV
019/024

POIESIS II
Paisagens / Abstrações
Poiesis II é o resultado da Oficina Expositiva: Paisagens / Abstrações / Releitura – construção de obra a partir da resignificação de uma obra anterior tida como base, da releitura do Ato Expositivo Compostos Predispostos
e Quando um Bicho no Canto Canta da artista Luciana Mendonça.
Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.”
RELEITURA E FOTOGRAFIA: Professora Caroline e Professora Juliana. http://www.taubate.sp.gov.br




ARTE CONTEXTO 022-023
artes gráficas: sinalização das exposição e publicação Itinerário III Geral. artes ProMoa: gravuras / matrizes, coleção Bandwas – artes grupo Chaverim: artes dipticos, artes produtos: Moleskines, marcadores, postais, quebra-cabeças, canecas.
curadoria: Lucia Py e Olivio Guedes – coordenação de produção: Cristiane Ohassi, Luciana Mendonça – fotos: Luciana Mendonça, Juarez Godoy
Outubro Aberto – 2022
Accedere Suporte Superficie
Arte/Coleção Bandwas
POIESIS I
Galeria “A Hebraica” – São Paulo – SP
Oficinas Expositivas
Coleção CMSC – Caderno Mediativo Sócio Cultural – 2022
Mas o que é a aura de fato? Pensando a Reprodutibilidade
Lucia Py



72 páginas

Edição Veículos – 314 páginas
Publicação que reúne todos os Veículos.
Veículo#1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8, #9, #10
010/018


Accedere Suporte Superficie
Arte/Coleção Bandwas – POIESIS I
Os participantes do Chaverim desenvolveram suas obras a partir de um conceito: a “Escolha”.
Cada um construiu duas matrizes (canvas 15 x 15cm) e com técnica mista, massa plástica/giz pastel/colagem/tinta acrílica, trabalharam as cores escolhidas e determinaram as que seriam vistas como protagonistas e as que seriam coadjuvantes.
As matrizes tornaram-se elementos constituintes não só de projetos de exposições individuais como possibilitaram múltiplas aplicações: álbum de mini-gravuras, álbum de postais, coleção de marcadores de livros, coleção de canecas, coleção de cadernos, jogos de montagem.
Poiesis I – durante três meses (junho/julho/agosto de 2022) o grupo do Chaverim participou da Oficina Expositiva que discutia a REPRODUTIBILIDADE, dentro de uma narrativa plástica autoral, ministrada pela artista plástica Lucia Py, dentro do programa Arte em Contexto 022 do ProMOa, Outubro Aberto.

Chaverim
Desde 1995 o Grupo Chaverim é a organização que promove inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e psicossocial e de sua família.
É o espaço para conviver, fortalecer vínculos, fazer amigos e de encontrar seus pares possibilitando o rompimento da exclusão social para construir uma sociedade diversa, mais justa, humana e inclusiva.
Diversas oficinas durante a semana (Cultura Judaica, Dança Israeli, Movimento, Bem-Estar, Contação de História, Oficina Gourmet e Artes entre outras) e atividades socioculturais esportivas e de lazer aos finais de semana são oferecidas para criar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e facilitar a expressão e comuncação da pessoa com deficiência.
Queremos que os nossos usuários sejam protagonistas de sua história de vida, reconhecendo-se como seres pertencentes à sociedade.
ARTE CONTEXTO 021-022
artes gráficas: sinalização da exposição, artes coleção de matrizes, Itinerario II Geral, Itinerário II Individuais Artistas, Edição 019-020, coleção postais, Publicação Walter Levy – Olivio Guedes
curadoria: Lucia Py e Olivio Guedes – coordenação de produção: Cristiane Ohassi, Luciana Mendonça – fotos: Luciana Mendonça, Juarez Godoy
Outubro Aberto – 2021
Questões Agora – Vocações
Afectos e Perceptos
Revisitando a Modernidade
Arte Postal: Notações Sobre a Vida
Galeria “A Hebraica” – São Paulo – SP




outubro 020 – outubro 026
Projeto colaborativo de Arte Postal
Notações Sobre a Vida
Revisitando a Modernidade.

52 páginas















ARTE CONTEXTO 019-020
artes gráficas: sinalização da exposição, coleção de cartazes, banners (voil), publicação Itinerario I, Edição Itinerário Individuais Artistas, coleção Inventarium (cadernos de conduta) marcadores de livro, gravuras, canecas.
curadoria: Lucia Py e Olivio Guedes – coordenação de produção: Cristiane Ohassi, Luciana Mendonça – fotos: Luciana Mendonça, Juarez Godoy
Outubro Aberto – 2020
CONVIVIUM
Galeria de Arte “A Hebraica”
São Paulo – SP




“Os filósofos de ética fizeram o possível para estabelecer uma ponte entre as duas margens do rio da vida: o auto-interesse e a preocupação com os outros.”
Zygmunt Bauman – A Arte de Vida, 2009, p. 124.

32 páginas










“Assim, a obra de arte contemporânea não se coloca como término do “processo criativo” (um “produto acabado” pronto para ser contemplado), mas como um local de manobras, um portal, um gerador de atividades. Bricolam-se os produtos, navega-se em redes de signos, inserem-se suas formas em linhas existentes.”
Nicolas Bourriaud – Pós produção, 2009, p. 16/0017.







ARTE CONTEXTO
artes gráficas: coleção Inventarium (Folios – Cadernos de Artista, Itinerarios Individuais artistas
Semionautas-Enunciadores – 2020
Casa das Rosas – São Paulo – SP



















