
(Doutorado em Estética e História da Arte) – Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
A tradição judaica na obra de Modigliani OLÍVIO GUEDES
O presente trabalho aborda a vida do artista Amedeo Clemente Modigliani, judeu não ortodoxo, que sempre buscou um saber artístico e filosófico e que se lançou na busca da arte e da mística judaica: a Cabala. Este estudo revela a maneira como questões místicas são expostas em suas obras de modo pouco perceptível.
Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, em busca de um referencial teórico e prático para a compreensão e elucidação dos fatos e a demonstração de como este artista abriu-se para o mundo sem perder suas raízes fundamentadas na tradição judaica.
Olivio Guedes



Dissertação apresentada ao Programa Interunidades de Pós-graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre. Área de Concentração: Produção e Circulação da Arte.
SURREALISMO NO BRASIL: A OBRA DE WALTER LEWY OLIVIO GUEDES
O objeto de estudo desta dissertação é a vida do artista surrealista Walter Lewy, seu nascimento como judeu na alemanha, seu refúgio, vida e obra no Brasil. Como um típico surrealista, ele se caracterizou pela busca de um saber artístico e filosófico, que o lançava em busca de uma incoerência dentro da coerência, corroborado pela leitura de livros de ficção e pela audição da música clássica.
Este trabalho englobou também as questões do mercado para a arte de Walter Lewy e foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória, buscando-se um referencial teórico para a compreensão e elucidação dos fatos, sem desprezar o registro da memória coletiva, obtido através de entrevistas abertas realizadas com a esposa do pintor, um de seus alunos, um crítico de arte e uma historiadora especializada na questão do judeu no Brasil.
Olivio Guedes

